Olá!

Oi, gostaria de me apresentar! Me chamo Bethânia e sou a coordenadora da Sala Informatizada da Escola Beatriz. Resolvi criar o blog para dividir com vocês o imenso prazer que sinto ao trabalhar com alunos e professores neste ambiente. Ano passado, conseguimos tornar o uso da SI bastante dinâmico. Realizamos interessantes projetos e atividades. Acredito que em 2008 o negócio vai pegar fogo (no bom sentido)! O fato é que os alunos amam estar aqui e muitas vezes são eles que acabam incitando os professores a me procurar para pensarmos juntos em possibilidades. Estou muito satisfeita em trabalhar na Sala Informatizada. Aliás, este trabalho é para mim um lazer e um prazer. Ver os rostos de alegria e de surpresa dos alunos (e dos professores) quando: descobrem coisas novas; conseguem superar as dificuldades de manuseio; criam seus desenhos, seus textos e suas histórias; pesquisam na internet, jogam e aprendem; e, principalmente "quando se sentem autores e estimulados". Tudo isto não tem preço! E acho que não há avaliação escrita que dê conta.
Sejam bem-vindos a este blog e a esta sala informatizada. Estaremos sempre abertos para vocês leitores, para vocês professores e para vocês alunos.
Um grande abraço!

12 de set de 2008

O que andamos fazendo por aqui neste segundo semestre de 2008!

Neste semestre a sala informatizada está bastante movimentada, o que para mim é muito prazeroso. Temos realizado desde atividades pontuais de pesquisa, jogos, exercícios, mas também projetos interessantes. Depoimentos de professores que nunca haviam utilizado este ambiente e que resolveram experimentar têm mostrado que estamos no caminho certo. Ontem mesmo ouvi uma fala que me deixou realizada: "Descobri que tem um mundo na Internet". É através deste mundo e do nosso mundinho (sala informatizada) que buscamos oferecer, além de novas formas de ensinar e aprender com e através das mídias digitais, uma oportunidade de que nossos alunos tenham cada vez mais acesso e não fiquem excluídos desse "mundo", que é e deve ser disponibilizado a todos nós cidadãos. Bom... deixando de lado essa introdução vou só dar uma pincelada nos trabalhos que estão sendo realizados aqui e que tem nos oportunizado inúmeras reflexões sobre nossa prática e nos motivado a ensinar e aprender. Acreditando que as Tecnologias da Informação e da Comunicação não são a salvação, mas podem contribuir (quando utilizadas de maneira crítica) com um ensino e uma aprendizagem de qualidade e condizente com o contexto cultural, científico e tecnológico atual.

Projetos e atividades (1ª a 4ª série) - Segundo semestre

Projeto Integral:

Conhecendo Van Gogh - Projeto que procura através de algumas obras deste pintor incentivar o gosto pela arte e ao mesmo tempo levar os alunos a construírem novas leituras a partir da expressão de si próprios. Para tanto estamos explorando as obras: O quarto de van Gogh (1889) e Auto-retrato. Na primeira obra pretende-se explorar o quarto dos alunos e na segunda o auto-retrato.


Veja como os alunos representaram seu quarto:






Turmas 11 e 12:

Brinquedos e brincadeiras. Como desencadeadores desse projeto temos apresentado aos alunos algumas das obras de Portinari que retratam brinquedos e brincadeiras infantis. Para quem tiver interesse ver o site http://www.portinari.org.br/

Turmas 21, 22 e 23:

Animais e Fábulas do Esopo (paralelamente).

Click to Mix and Solve




Turmas 31, 32, 33:

Biografia de músicos (Sala Informatizada, biblioteca e sala de aula): Resumidamente o projeto pretende incentivar o gosto pela música clássica e por leituras de biografias, além de oportunizar a utilização de diferentes mídias na realização das atividades dos alunos.

Florianópolis: Em grupos, os alunos realizarão pesquisas (em variados suportes de leitura) abordando diferentes aspectos da Cidade de Florianópolis (pesca, turismo, atividades econômicas, etc.). a partir destas pesquisas irão elaborar uma apresentação do Impress para ser apresentada para a turma.


Turmas 41, 42, 43:

Meios de comunicação: Proporcionar o conhecimento sobre os meios de comunicação tradicionais (carta) e atuais (e-mail) e favorecer uma aprendizagem significativa sobre elas, através da troca de mensagens entre colegas da turma ou de outras turmas.

Gênero "biografia" - (SI, biblioteca e turma 41): Além de ampliar o universo cultural dos alunos acerca dos poetas brasileiros e artistas plásticos universais, pretende-se que os alunos: reconheçam o gênero biografia; reconheçam diferentes tipos de fotes bibliográficas (incluindo as virtuais); adquiram noções de organização de coleta, análise e síntese de informações; habituem-se a refacção; saibam trabalhar em equipes; produzam pequenos textos bibliográficos; exercitem noções de metodologia da apresentação gráfica de trabalhos escolares (sumário, página de rosto, referência bibliográfica). Na exploração do site ttp://jornaldepoesia.jor.br/poesia.html
os alunos estão conhecendo obras de poetas brasileiros que retratam coisas relacionadas à infância e que são mais próximas desse universo.

Olimpíadas de Língua Portuguesa e Florianópolis (Biblioteca, SI, 4ª séries): Este projeto fez parte de um projeto maior promovido pelo MEC denominado "Escrevendo o futuro". Os alunos dessa série, para participarem do concurso de poema cujo tema foi "O lugar onde eu vivo", realizaram uma série de atividades orientadas pelos organizadores das Olimpíadas de língua portuguesa. Este projeto acabou se estendendo até a produção de um livro com CD (no audacity) na Sala Informatizada (com os poemas produzidos pelos alunos). Estamos ainda em fase de construção do livro, que vai incluir também ilustrações dos poemas no paint ou no tuxpaint. Além do livro, para a construção dos poemas os alunos realizaram várias pesquisas na Internet sobre a cidade de Florianópolis e viram imagens que os ajudassem a ter elementos para escrever.

Cuidado com o meio ambiente (turmas 41 e 42): A partir de atividades realizadas em sala de aula, que trataram da importância do cuidado com o meio ambiente, os alunos foram desafiados a elaborar folhetos informativos sobre o tema. Para tanto, utilizaram o Editor de textos e as ferramentas de desenho.

Nenhum comentário: