As atividades têm se concentrado em pesquisas na Internet e digitação de textos e relatórios, exceto um projeto interessante que está sendo desenvolvido com as sextas séries que utiliza o blog como gênero e o computador como suporte de escrita.
Turma 61 (ciências):
A partir de roteiro dado pela professora de Ciências os alunos pesquisaram e registraram informações sobre animais no site www.saudeanimal.com.br/zoo.htm
Turma 52 (ciências):
Digitação de relatório sobre os filmes "Anos dourados" e "O milagre da vida".
Turmas 51, 52, 61, 62, 63 (Inglês):
A professora utilizou algumas atividades do Gcompris (selecionando a língua inglesa). Objetivos: apresentar o computador e os programas GCompris e Alphabet como recurso de aprendizado; reconhecer a pronúncia do alfabeto em inglês para construir palavras; estimular a pesquisa e o auto didata.
Turmas 61, 62, 63 (Língua portuguesa)
Blog - Memórias da Escola:
memoriasdaescola.blogspot.com
Este projeto foi pensado em conjunto com a professora de língua portuguesa, para dar continuidade ao tema desenvolvido em sala de aula no 3º bimestre (Relatos e memória). Para tanto, o trabalho está se realizando paralelamente em sala de aula e na Sala Informatizada. A criação do blog, além de possibilitar a utilização de um gênero digital também engloba outros gêneros desenvolvidos em sala de aula, bem como envolve diferentes tipos de textos (verbais, não verbais, som, imagem, vídeo, etc). Quando vi que a professora iria trabalhar relatos e memórias conversei com ela sobre essa possibilidade. Ela gostou da idéia e a partir daí planejamos o projeto. Até o momento os alunos viram alguns blogs para ter um idéia, conversamos sobre o que viria a ser o blog e também leram algumas histórias na internet www.meninomaluquinho.com.br/online/ e www.portinari.org.br (histórias de meninos). Os alunos também estão entrando em contato com outros blogs para compreender as características desse gênero. Em especial o blog de Regina Carvalho coisasderegininha.ciberarte.com.br, que trás diversas crônicas escritas por ela e que são trabalhadas com os alunos nas aulas de português (as crônicas selecionadas pela professora, envolvem relatos de memória). Estamos entrando em contato com a autora do blog e das crônicas para agendar uma entrevista em que os alunos poderão tirar suas dúvidas sobre o blog e sobre as crônicas. Pensamos que é importante que os alunos também aprendam a ler na internet ou no computador, habituando-se à leitura hipertextual (através de links). Também combinamos que eles podem colher material que se refiram às memórias da escola (através de entrevistas realizadas por eles, notícias de jornal, músicas, imagens). Ainda estamos no começo....
Turma 61 (ciências):
A partir de roteiro dado pela professora de Ciências os alunos pesquisaram e registraram informações sobre animais no site www.saudeanimal.com.br/zoo.htm
Turma 52 (ciências):
Digitação de relatório sobre os filmes "Anos dourados" e "O milagre da vida".
Turmas 51, 52, 61, 62, 63 (Inglês):
A professora utilizou algumas atividades do Gcompris (selecionando a língua inglesa). Objetivos: apresentar o computador e os programas GCompris e Alphabet como recurso de aprendizado; reconhecer a pronúncia do alfabeto em inglês para construir palavras; estimular a pesquisa e o auto didata.
Turmas 61, 62, 63 (Língua portuguesa)
Blog - Memórias da Escola:
memoriasdaescola.blogspot.com
Este projeto foi pensado em conjunto com a professora de língua portuguesa, para dar continuidade ao tema desenvolvido em sala de aula no 3º bimestre (Relatos e memória). Para tanto, o trabalho está se realizando paralelamente em sala de aula e na Sala Informatizada. A criação do blog, além de possibilitar a utilização de um gênero digital também engloba outros gêneros desenvolvidos em sala de aula, bem como envolve diferentes tipos de textos (verbais, não verbais, som, imagem, vídeo, etc). Quando vi que a professora iria trabalhar relatos e memórias conversei com ela sobre essa possibilidade. Ela gostou da idéia e a partir daí planejamos o projeto. Até o momento os alunos viram alguns blogs para ter um idéia, conversamos sobre o que viria a ser o blog e também leram algumas histórias na internet www.meninomaluquinho.com.br/online/ e www.portinari.org.br (histórias de meninos). Os alunos também estão entrando em contato com outros blogs para compreender as características desse gênero. Em especial o blog de Regina Carvalho coisasderegininha.ciberarte.com.br, que trás diversas crônicas escritas por ela e que são trabalhadas com os alunos nas aulas de português (as crônicas selecionadas pela professora, envolvem relatos de memória). Estamos entrando em contato com a autora do blog e das crônicas para agendar uma entrevista em que os alunos poderão tirar suas dúvidas sobre o blog e sobre as crônicas. Pensamos que é importante que os alunos também aprendam a ler na internet ou no computador, habituando-se à leitura hipertextual (através de links). Também combinamos que eles podem colher material que se refiram às memórias da escola (através de entrevistas realizadas por eles, notícias de jornal, músicas, imagens). Ainda estamos no começo....
Nenhum comentário:
Postar um comentário