Olá!

Oi, gostaria de me apresentar! Me chamo Bethânia e sou a coordenadora da Sala Informatizada da Escola Beatriz. Resolvi criar o blog para dividir com vocês o imenso prazer que sinto ao trabalhar com alunos e professores neste ambiente. Ano passado, conseguimos tornar o uso da SI bastante dinâmico. Realizamos interessantes projetos e atividades. Acredito que em 2008 o negócio vai pegar fogo (no bom sentido)! O fato é que os alunos amam estar aqui e muitas vezes são eles que acabam incitando os professores a me procurar para pensarmos juntos em possibilidades. Estou muito satisfeita em trabalhar na Sala Informatizada. Aliás, este trabalho é para mim um lazer e um prazer. Ver os rostos de alegria e de surpresa dos alunos (e dos professores) quando: descobrem coisas novas; conseguem superar as dificuldades de manuseio; criam seus desenhos, seus textos e suas histórias; pesquisam na internet, jogam e aprendem; e, principalmente "quando se sentem autores e estimulados". Tudo isto não tem preço! E acho que não há avaliação escrita que dê conta.
Sejam bem-vindos a este blog e a esta sala informatizada. Estaremos sempre abertos para vocês leitores, para vocês professores e para vocês alunos.
Um grande abraço!

14 de ago. de 2008

Projeto: Fábulas do Esopo


















Período: Junho e Julho

Programas utilizados: Tuxpaint, Editor de textos, Internet, Paint, Impress

Sites: http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/
www.google.com (Imagens)

Justificativa: O projeto envolvendo as fábulas do Esopo foi pensado a partir de um tema que já estava sendo trabalhado em sala de aula, considerando o projeto maior da escola que são os gêneros textuais. Pensamos que além da sala de aula é preciso explorar outros recursos, dentre eles os áudio-visuais, proporcionando diferentes formas de leitura e de escrita (registro), que são possibilitadas pelo computador.

Objetivos: Possibilitar o contato com diferentes gêneros textuais e diferentes suportes de leitura e de escrita; despertar o gosto pela leitura;

Descrição: Este projeto foi desenvolvido na sala de aula e na sala informatizada com as turmas 32 e 33. Na sala de aula a professora achou importante que os alunos se habituassem a ler e escutar histórias diariamente. Dentre estas histórias priorizou as fábulas do esopo. Os alunos então tiveram contato com várias fábulas e produziram textos. Desses textos cada turma escolheu uma fábula para fazer um trabalho na sala informatizada. As fábulas escolhidas foram: A cigarra e a formiga e O leão e a raposa. Utilizando o programa de editor de textos eles escreveram a fábula em duplas e ilustraram no tuxpaint. Depois esta ilustração criada por eles foi inserida no texto elaborado. Após o término dessa atividade, os alunos vieram para a sala informatizada para ouvirem as fábulas que estão disponíveis no site do uol crianças. Estas fábulas são contadas oralmente e animadas. Ao final, quando todos já tinha escutado e visto a fábula várias vezes realizamos uma votação para saber qual fábula eles gostaram mais e iriam trabalhar no Impress, criando assim os slides, a capa e as ilustrações. A turma 32 gostou mais da fábula “A barriga e os membros” e a turma 33 escolheu “A cigarra e a formiga”. Em sala de aula a professora voltou a trabalhar essas duas fábulas e lá definiu com eles que eles fariam 3 slides + capa. Os textos foram produzidos direto no computador e a medida que iam sendo produzidos nós íamos corrigindo com eles. Com os textos escritos nos slides os alunos buscaram na internet gifs e imagens para ilustrar o que tinham escrito. O interessante é que ao darmos um limite para os slides possibilitamos que os alunos exercitassem a habilidade de síntese e também de sequência. Ao término desse trabalho, pedimos que cada dupla mostrasse o trabalho para os seus colegas e avaliamos as atividades desenvolvidas nos meses de junho e julho. Pensamos que uma maneira interessante de avaliar seria através de comentários no blog do relato do projeto desenvolvido.

Para saber mais leia os comentários dos alunos, da coordenadora e da professora!



35 comentários:

Anônimo disse...

18/08/2008

Eu gostei de fazer o trabalho das fábulas e o trabalho dos compositores e a professora é muito legal,eu gostei de todos os trabalhos principalmente aquele trabalho do leão e da raposa no programa tux-paint.



Lissandra-3ªsérie

Anônimo disse...

Eu gostei do trabalho dos Músicos e das fábulas. Eu aprendi a mexer melhor no computador depois que eu fiz os trabalhos.
Eu também gostei dos vídeos da fábula da cigarra e a formiga, e de criar os slides.

Anônimo disse...

Eu gostei do trabalho das fábulas e de outros trabalhos e também gostei dos textos e também aprendi a mexer muito mais no computador.

Anônimo disse...

18/08/2008.

Eu gostei de usar o computador e fazer os trabalhos aqui e aprendi coisas
e gostei de fazer as fábulas
e gostei de jogar no computador.

TURMA:32
SERIE:3ª
NOME:LUCAS SOUZA DE OLIVEIRA.
FIM

Anônimo disse...

Eu gostei de vir na sala de informática porque eu aprendi mais coisas,a mexer no computador, de ouvir histórias das fábulas, fazer desenhos.

Anônimo disse...

Eu gostei muito de jogar no computador.E a fábula que a gente fez.
Eu não gosto quando a sala fica toda barulhenta.

Anônimo disse...

eu gostei de vir na sala de informática porque eu aprendi coisas tipo filme e ate desenho e moita outras coisas


fim
turma

Anônimo disse...

EU GOSTEI MUITO DOS JOGOS E DAS FÁBULAS PORQUE TEM MUITAS HISTORIAS E
MUSICA E DESENHAR E VER IMAGEM.

Anônimo disse...

18/08/2008
eu gostei de trabalhar no computador e o trabalho da fábula.

Anônimo disse...

18/08/2008
eu gostei de trabalhar no computador e o trabalho da fábula.

Anônimo disse...

Eu adorei esse projeto das fábulas do Esopo de fazer aqueles slides da cigarra e a formiga e eu também aprendi a mexer no computador.

Anônimo disse...

EU GOSTEI DAS FÁBULAS E DO COMPOSITOR VILA-LOBOS E DAS FÁBULAS PORQUE EU APRENDI A MEXER MELHOR NO COMPUTADOR.

Anônimo disse...

Data:18/08/2008.

Gostamos de fazer a fábula da formiga
e a cigarra.

Anônimo disse...

Eu gostei do musico e do compositor mozart e as fábulas
do computador .

Anônimo disse...

Eu aprendi muito de um modo divertido.
por exemplo,aprendi a mexer no computador,
fiz textos e desenhos,aprendi sobre fábulas e etc.

Anônimo disse...

Eu gostei dos trabalhos porque a gente faz muitas coisas legais .Eu gostei principalmente aquele trabalho da Formiga e a Cigarra.E também aquela trabalho da Barriga e os Membros.E a gente pegou muitas imagens e colou.

Anônimo disse...

Eu gostei de fazer o trabalho da formiga e da cigarra e da barriga e os membros e os jogos e também aprendi muitas coisas legais.

Anônimo disse...

Eu gostei das fábulas, das pesquisas, das
leituras, dos desenhos, da mostra de trabalhos e dos trabalhos sobre os músicos. Eu aprendi com a Bethania coisas sobre o computador em que eu fiz os trabalhos e os textos.

Anônimo disse...

Eu gostei das fábulas que nós fizemos da formiga e a cigarra e também a barriga e os membros.E das das outras atividades.E A professora Bethania é legal ela explica as atividades.Eu aprendi várias coisas muito legais e os jogos em que aprendi muitas coisas legais.

Anônimo disse...

Eu aprendi muitas coisas sobre as fábulas.
Achei muito interessante as fábulas,
gostei de vir na informática pesquisar sobre as fábulas,tipo a cigarra e a formiga.

Anônimo disse...

Eu gostei muito de vir na sala informatizada porque eu aprendi muito e foi muito legal, porque a gente pegou trabalhinho na internet, também gostei das fábulas do esopo.

Anônimo disse...

Eu gostei muito desse trabalho porque eu conheci novas fábulas muito legais e eu espero que todos gostem do nosso texto, principalmente do meu texto que é muito legal.

Anônimo disse...

Eu gostei de fazer os trabalhos das fábulas foi muito legal eu adorei. Adorei principalmente da fábula a barriga e os membros.

Anônimo disse...

Gostei das aulas de computação da Bethania e de muita coisa legal.

Anônimo disse...

gostamos porque aprendemos a mexer mais no computador porque ela é divertida e educativa aprendemos outras historias que a agente não conhecia.

Anônimo disse...

gostamos porque aprendemos a mexer mais no computador porque ela é divertida e educativa aprendemos outras historias que a agente não conhecia.

Anônimo disse...

Eu gostei de fazer a fábula e gostei de desenhar a da formiga e a cigarra.

Anônimo disse...

Eu gostei de fazer o trabalho da fábula porque eu aprendi mais coisas que eu não sabia, como o trabalho das fábulas, e eu gostei de vir a sala informatizada.

Anônimo disse...

Eu gostei muito da sala informatizada
por que? por que eu aprendo muito mais do que eu sei há também gostei muito da professora e de fazer relatórios.

BEIJOS DE ELIZA PARA BETANIA

Anônimo disse...

Eu gostei mais do trabalho da fábula a barriga e os membros e também gostei de aprender a mexer na internet .

Anônimo disse...

Eu gostei do trabalho das fábulas e dos textos e todas coisas que eu fiz no computador e eu também aprendi a mexer mais no computador;entrar nos jogos,pintar .

Anônimo disse...

Eu gostei de fazer os trabalhos das fábulas e dos textos e dos compositores
e de desenhar no computador e mexer.

Anônimo disse...

Eu gostei porque eu aprendi muitas coisas como as fábulas e o site da escola, google e os jogos.

Anônimo disse...

Eu gostei muito do trabalho a formiga e
a cigarra principalmente a Barriga e os
Membros quando pegamos um monte de figuras
e colamos.

Anônimo disse...

Eu gostei de vir na sala de informática,porque aprendi a mexer no computador, escutar e escrever sobre as fabulas.E tambem desenhar e colar desenhos no slides.