A mostra da Sala Informatizada, realizada no dia 12 de julho, foi muito interessante. Tivemos a oportunidade de mostrar os trabalhos realizados no projetor multimídia comprado pela escola – mesmo não ganhando para fazer propaganda quero dizer que o da Epson S5 é muito bom, fácil de manusear e com uma imagem excelente.
Se integraram à mostra da SI as turmas do projeto integral e do topas, o que foi interessante já que estas turmas têm em seu planejamento o uso semanal da Sala Informatizada.
Imagine então que loucura estava essa sala. Em certos momentos me senti como se estivesse em uma instalação dessas de bienal, com diferentes tecnologias no ambiente (antigas e atuais), integradas num mesmo espaço, convivendo pacificamente. Projetor rodando na sala (fotografias, slides com os trabalhos), música tocando, computadores todos ligados sendo acessados, trabalhos dos alunos expostos (em diferentes suportes), as conversas sobre tudo o que se estava vendo. Foi realmente impressionante para mim.
Tudo isso me fez pensar no quanto nosso trabalho está integrado a tudo isso que acontece na escola. O fato de pensar que somos a referência no que concerne as mídias na escola, abre a possibilidade para enriquecer ainda mais nosso trabalho. Mesmo aquele professor que não vem com um “projeto” ou que veio com os alunos com uma atividade “preparada” pode participar. Tomo como exemplo o caso de uma professora de primeira série que estava ensaiando junto com o professor do coral a escola duas músicas com suas duas turmas para serem apresentadas na mostra. Ouvindo isso, sugeri que seus alunos gravassem um cd, utilizando o audacity, para que ela pudesse deixar tocando em sua sala durante a exposição. A professora adorou a sugestão, o alunos amaram e o trabalho ficou mais enriquecedor.
Na preparação da mostra tive um pouco de trabalho na organização dos slides com fotos dos momentos pedagógicos externos à SI, mas ao mesmo tempo, compreendido no contexto mais amplo da educação para as mídias. Digo isso, pensando nesse viés de que mesmo quando os professores não estão desenvolvendo algo específico nos computadores, participamos indiretamente do fazer pedagógico de cada professor que utiliza as mídias na escola.
Posteriormente irei postar as atividades que foram realizadas nesse primeiro semestre e nas quais a sala informatizada participou diretamente ou indiretamente.
Imagine então que loucura estava essa sala. Em certos momentos me senti como se estivesse em uma instalação dessas de bienal, com diferentes tecnologias no ambiente (antigas e atuais), integradas num mesmo espaço, convivendo pacificamente. Projetor rodando na sala (fotografias, slides com os trabalhos), música tocando, computadores todos ligados sendo acessados, trabalhos dos alunos expostos (em diferentes suportes), as conversas sobre tudo o que se estava vendo. Foi realmente impressionante para mim.
Tudo isso me fez pensar no quanto nosso trabalho está integrado a tudo isso que acontece na escola. O fato de pensar que somos a referência no que concerne as mídias na escola, abre a possibilidade para enriquecer ainda mais nosso trabalho. Mesmo aquele professor que não vem com um “projeto” ou que veio com os alunos com uma atividade “preparada” pode participar. Tomo como exemplo o caso de uma professora de primeira série que estava ensaiando junto com o professor do coral a escola duas músicas com suas duas turmas para serem apresentadas na mostra. Ouvindo isso, sugeri que seus alunos gravassem um cd, utilizando o audacity, para que ela pudesse deixar tocando em sua sala durante a exposição. A professora adorou a sugestão, o alunos amaram e o trabalho ficou mais enriquecedor.
Na preparação da mostra tive um pouco de trabalho na organização dos slides com fotos dos momentos pedagógicos externos à SI, mas ao mesmo tempo, compreendido no contexto mais amplo da educação para as mídias. Digo isso, pensando nesse viés de que mesmo quando os professores não estão desenvolvendo algo específico nos computadores, participamos indiretamente do fazer pedagógico de cada professor que utiliza as mídias na escola.
Posteriormente irei postar as atividades que foram realizadas nesse primeiro semestre e nas quais a sala informatizada participou diretamente ou indiretamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário